Feed on
Posts
Comments

Por Renato Andrade – @renatoan

O “Conicktado”, da Viacom Networks Brasil, é uma rede de relacionamento fechada, criada em 2010, para descobrir gostos e costumes de crianças e adolescentes

Seu último relatório de pesquisa contou com a parceria dos institutos de pesquisa ONIdea e Play, e investigou o comportamento das crianças brasileiras na internet. Foram entrevistadas cerca de 150 participantes, com idade entre 8 e 14 anos, das cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre, no mês de junho de 2011.

O estudo apurou que as crianças estão usando cada vez menos o e-mail, já que, para elas, essa ferramenta funciona basicamente para se cadastrar nas redes sociais. Dos 8 a 9 anos, 82% dos entrevistados afirma possuir endereço de correio eletrônico. Depois, a taxa só diminui: dos 10 aos 12 anos, 55% usa e-mail e, dos 13 aos 14 anos, apenas 27% utiliza o serviço.

O estudo também verificou que as crianças brasileiras têm contato com a internet a partir dos 6 anos. Para 91% dos entrevistados dessa faixa etária, o mundo virtual representa diversão.

A partir dos 8 anos de idade, 54% dos participantes disse que a internet é a principal fonte de busca do conhecimento, e os serviços mais mencionados foram os buscadores Google e Yahoo!.

Ao chegarem aos dos 10 anos, a interação se torna a principal característica na web. Cerca de 85% das crianças a partir dessa idade se conecta para falar com amigos e interagir com outras pessoas.

Os lugares de acesso também variam de acordo com a faixa etária. Dos 8 a 10 anos, as crianças entram na internet em lugares “seguros”: computadores em casa, residência de parentes (avós ou tios) e na escola.

A partir dos 11 anos, os entrevistados informam que utilizam a internet com mais “liberdade” – têm computadores em seus quartos, utilizam na casa de amigos, em lan houses ou pelo celular.

A pesquisa buscou detectar ainda quais são as influências das redes sociais na vida das crianças: 55% usa as redes para conversar com amigos, 36% para jogos, 15% para postar e ver fotos e o restante para enviar e receber recados.

Segundo a criançada, as redes sociais são usadas para se autoafirmar ou se promover, avisar aos amigos o que estão fazendo, perguntar e responder sobre a vida deles e também “interagir e se divertir”.

Entre as redes sociais preferidas, estão Facebook, Orkut, Twitter, Formspring, YouTube, Tumblr e MSN.

Related Posts with Thumbnails

Deixe Seu Comentário