Feed on
Posts
Comments

Tyler Rigsby, jovem de 15 anos, morador de Ohaio, nos Estados Unidos, ficou 4 dias jogando no seu quarto o game do Xbox 360 Call of Duty: Modern Warfare 3. Depois disso, o rapaz sofreu desmaios e foi internado com sinais de severa desidratação 

A mãe de Tyler ficou muito preocupada com os desmaios do filho e, enquanto ele esteve internado, já deu  o console do Xbox. Tyler até achou justo o castigo.

Eu fico me perguntando até onde os jovens têm de ir pedindo limites. Eu concordo que  vida é muito mais engraçada sem dar limites aos filhos. É mais fácil educar, ser companheirão, ser uma mãe sinistra, se sentir jovem sem impor restrições que, aparentemente,  farão nossos filhos sofrerem.

É mais legal se sentir amiga dos filhos, faz a gente se sentir jovem quando concordamos com tudo, quando não restringimos nada, e ainda nos felicitamos por ser uma mãe ou um pai “manero”. A gente quer ser jovem também. Essa atitude nos traz uma sensação de juventude. “ Eu concordo que, nos dias de hoje, é normal jogar um jogo por 4 dias seguidos, saindo do quarto de vez em quando para ir ao banheiro ou comer um lanchinho”. “ Eu estou inerida no mundo atual, por isso sou jovem. Os amigos dos meus filhos me tratam como uma amiga!”. Já ouvimos frases desse tipo? E achamos que isso é ser moderna.

Pois bem, as crianças, no seu desenvolvimento, imploram por limites. Precisam deles para formar sua identidade, para reconhecer o mundo externo e suas dificuldades, para reconhecer a autoridade e entender sua autonomia. As crianças, portanto, precisam de você não como o companheirão, a mãe muito legal. Eles precisam de você como pai, como mãe, na sua função básica de educar, direcionar, esclarecer.

Direcionar não é um verbo extinto do nosso dicionário, não deve ser abandonado. Parece que direcionar é uma antítese da possibilidade de estabelecer amizade e cumplicidade entre pais e filhos. Direcionar faz parte da atividade de ser pai e mãe. Direcionar para o que é certo e errado. Direcionar para o que pode fazer bem aos nossos filhos e o que pode lhes fazer mal. Não devemos deixa-los jogando por 4 dias seguidos porque isto muito provavelmente é uma fuga, um exagero. Se fosse para seu filho trabalhar durante 4 dias ainda assim isso lhe faria mal. Ainda assim, se fosse trabalho, você deveria estar presente e lhe dar limites. Estar por perto dos filhos cansa. Procurar relacionar cada ação deles e entende-los, cansa. Discordar, reclamar, discutir, impor uma decisão, uma ação não “parece ser moderno”!

Pois é. Educar não parece ser moderno hoje em dia. Educar parece ser coisa antiquada, coisa de velhos, de gente que não tem uma vida pra ser vivida, de quem não tem mais o que fazer. Poie eu digo que educar é super moderno, está na moda, faz bem à saúde, não deve ser feito com moderação. Nossos filhos não devem ficar 4 dias no quarto jogando sozinhos pra depois a gente se espantar com isso. O acompanhamento é fundamental. Mesmo que isso interfira nas nossas vidas pessoais. Educar é fundamental.

 

Related Posts with Thumbnails

Deixe Seu Comentário