Feed on
Posts
Comments


Por Eline Kullock

O conceito de “gerações” engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto direto na evolução da sociedade.

O interesse no estudo sobre o tema nasceu da necessidade percebida pelos gestores em amenizar o conflito de gerações presente nas empresas, já que há profissionais de diferentes faixas etárias convivendo juntos no ambiente de trabalho.

Hoje em dia, há diversos especialistas ao redor do mundo que realizam essa busca mais profundamente, definindo os fatores que impulsionam cada geração, já que não é possível fazer uma única análise para todas as culturas.

É por esse motivo que, com as discussões geradas no blog, procuramos entender de que maneira o assunto é estudado mundialmente, estimulando cada país a entender suas gerações e papéis de acordo com a análise de sua própria história.

Certamente, após muito estudo e dedicação, chegaremos a um maior entendimento sobre as gerações, já que todas elas transgridem e ousam para buscar o novo, mas de diferentes formas. O importante é encontrar quais os momentos da história que determinaram mudanças e formas de transgressão, observando como isso foi evoluindo.

Disponibilizamos aqui um panorama que une conceitos da cultura americana, européia e brasileira, mostrando como as diferentes gerações são classificadas.

Confira!

Leia também:
Quem são os veteranos?
Você conhece os baby boomers?
O que é Geração X?
O que é Geração Y?
O que é Geração Z?

28 Responses to “Por que as gerações estão no nosso foco?”

  1. Bruno Lourenço Paulossi disse:

    Eline,

    Esse blog é muito interessante…gostei muito…principalmente ao ler sobre as gerações X e Y…e o quanto isso ter a ver com o dia-a-dia nosso, tanto em nossa casa quanto no trabalho…o mais interesante é que essa geração Y tem muito potencial para desenvolver…porém esse tem que ser trabalhado.

    Parabéns pelo Blog

    Bruno Paulossi

  2. Eline,

    Simplesmente adorei o seu blog! As variadas opções de interação e acesso a um bom e atual conteúdo são o diferencial. Você poderia fazer um post abordando a atividade de Relações Públicas nessa realidade influenciada pela geração Y?

    Obrigada, visitarei sempre.

    Sucesso!

    Ludimila Costa
    Relações Públicas
    @ludscosta
    http://www.meadiciona.com/ludscosta

  3. Fabrícia disse:

    Parabéns pelo blog!!!! realmente o conflito dessas gerações é uma realidade dentro das empresas. Vivencio isso tudo na empresa que trabalho, por esse motivo conheci o seu blog.

    Sucesso para você!
    Fabrícia de Oliveira

  4. claudemir disse:

    Estou iniciando minha monografia em MBA da UFRGS e meu tema escolhido foi a geração Y. Se alguem puder contribuir com alguma indicação, depoimentos, comentários, agradeço..

    • Jessica Muller disse:

      Boa noite, Claudemir!
      Na verdade não tenho indicações e nem depoimentos :)
      Estou iniciando agora o meu TCC na graduação, tambem sobre a Geração Y e gostaria de saber se alguem te deu algum retorno e se tu podes compartilha-lo.
      Ainda não encontrei nenhuma bibliografia em versao portugues….

      Boa sorte e obrigado,
      Jéssica Müller
      Taquara-RS

  5. Camila Oliveira disse:

    boa noite!

    Gostei muito do que foi , comentado sobre as gerações , estou fazendo TCC tema:” relações inter pessoais no ambiente de trabalho voltada para as gerações X, y e Z”, se tiver alguma bibliografia que possa me fornecer para me ajudar a complementar meu trabalho agradecerei.

    grata.

  6. Danielle disse:

    Gostei muito do blog. Realmente um espaço muito legal para troca de ideias!

    Gostaria de começar a entender um pouco mais sobre geração Z e como as empresas estão se preparando para a chegada desta geração.

    Vamos conversando…!
    Abraço,
    Danielle.

  7. Potira disse:

    Boa tarde!

    Excelente site! Está contribuindo muito para minhas pesquisas do meu TCC. O meu tema é: ”Estratégias de Retenção de Talentos da Geração Y com foco em Recursos Humanos tendo como base o PMBOK”

    Vocês teriam bibliografia para recomendar ou materiais adicionais sobre o tema?

    Abraços e obrigada!
    Potira

  8. Gurizada da Unirritter- SP disse:

    Eline,
    Tu és genial!! Se eu te conhecesse melhor me apaixonaria, pois simplesmente conseguiste resumir o minha Tese de Mestrado em um único texto.
    Obrigado querida
    Beijos

  9. Anne Caroline disse:

    Boa Noite!

    Ótimo site! Irá ser muito útil as informações para o meu estudo científico. O meu tema é: ”A política economia entre as gerações X, Y e Z”

    Vocês teriam bibliografia para recomendar ou materiais adicionais sobre o tema?

    Abraços e obrigada!
    Anne C.

  10. SINARA LEOTE disse:

    Prezado, minha tese de mestrado será sobre gerações. O que você teria de indicações de livros, bibiolgrafias, etc…sobre?
    Abs,
    Sinara

  11. Carla disse:

    Olá!

    Gostaria de saber uma bibliografia que trate da retenção de talentos da geração y.

    Obrigada!!

  12. Parabéns pelo seu blog pois ele é bem especifico e explica e conclui qualquer dúvida que nós adolescentes temos ao entrar no mercado de trabalho.

  13. Flavinha Teles disse:

    Olá! O meu trabalho de conclusão de curso também é sobre a geração y, gostaria de saber qual as melhores referências para ser usada!

  14. Gostaria ter mais conhecimento como são e reagem no mercado de trabalho a nova Gerações. Estou fazendo um trabalho para ser entregue na faculdade.
    Tenho acompanhado diáriamente tudo que vcs, vêm escrevendo.
    Att,
    Jolsimar machado

  15. José Roberto. disse:

    Tatiana boa tarde.

    Estou elaborando um artigo (conclusão do MBA) sobre como vender para a geração Y (sou no papel da geração X) e esbarrei em um autor brasileiro que considera deslocar a faixa do Y no Brasil, mediante fatos de aproximação de cultura tardia com a americana no final dos anos 80, regime militar que acabou oficialmente na década de 80, proteção de mercado até o inicio dos anos 90, entre outros.

    Há um estudo no Brasil com relação a este fato?

    A citação que li foi em um artigo e não li em mais nenhum outro.

    Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente,

    José Roberto Gama de Oliveira.

  16. Eline Kullock disse:

    Amigos,
    Importante: todas as solicitações de material, bibliografia e palestras são respondidas individualmente, por e-mail.
    Obrigada pelas visitas e continuem acessando o blog sempre!
    Beijos e Feliz Ano Novo!
    Eline

  17. [...] dificuldades, mas são as vitórias e conquistas rápidas que fazem dessa turma, cada vez mais, uma geração [...]

  18. Talita disse:

    Eline, muito interessante seu trabalho.
    Até te amndei um email, estou começando a escrever a minha monografia e vou falar sobre a geração Y. Gostaria de algumas informações, autores, livros.

    Obrigada

  19. Débora Caetano disse:

    Boa tarde!

    Estou buscando informações sobre a geração X, Y e Z no mercado de trabalho, sera o tema do meu TCC, gostaria de saber quais as referencias que posso utilizar e se tiver alguma bibliografia que possa me fornecer…

    Obrigada.

  20. Clarice Andrade disse:

    Gostaria de referencias bibliograficas pois o meu tcc sera em foco sobre geracao x e preciso de livro bacana para me apronfundar.

  21. Mari Feliponi disse:

    Olá, estou fazendo um artigo de conclusão de pós -graduação , sobre o comprotamento financeiro da Geração Z, mas engloba também as outras gerações, teria material para indicar? muto obrigada.

  22. [...] últimos anos, tenho notado que a sociedade insiste em responsabilizar as novas gerações pelo sucesso ou fracasso. Jovens criativos e bem articulados são quase que obrigados a rediscutir [...]

  23. Antonio Roberto disse:

    Olá, estou iniciando meu TCC, ainda tenho muitas duvidas como achei muito interessante temas voltados para o estudo de geração Y, X e Z, devo escrever sobre o tema: qual o comportamento de consumo das pessoas voltada para as gerações Y, X e Z, gostaria de saber quais as referencias que posso utilizar e se tiver alguma bibliografia que possa me indicar.

    Obrigado.

  24. Jéssica Fernandes disse:

    Eline, Tatiana, boa noite

    Primeiramente gostaria de parabeniza-las pelo trabalho maravilhoso do site que inclusive aumentou meu interesse em usa-lo como tema do meu trabalho de conclusão de curso.

    Estou iniciando meu estudo sobre a geração Z e peço a indicação de livros para auxilio.

    meu tema será: Adaptação organizacional para liderar a geração Z.
    Espero desenvolver no meu trabalho medidas e estratégias organizações para reter, liderar e capacitar a geração mobile.

    POR FAVOR, me enviem bibliografia, estou precisando muito deste auxílio.

Deixe Seu Comentário